quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Os tipos de alimentos e seus valores

Investir na ingestão de alimentos funcionais é sinônimo de saúde, atualmente
Existem alimentos que servem para a prevenção e o tratamento de doenças, melhor dizendo, são alimentos que previnem o aparecimento de doenças e colaboram para o bem estar e a qualidade de vida de quem os consome., porém também existem alimentos que podem prejudicar o bom funcionamento do nosso organismo.
Muitas vezes as pessoas se deixam levar pela vontade e acabam se esquecendo do que o corpo realmente precisa.
Afinal, nosso corpo precisa da ingestão de nutrientes, que fornecem energia para o funcionamento do organismo. A falta deles pode proporcionar a ingestão de alguns medicamentos que servem de complemento alimentar, utilizados pra suprir a falta desses nutrientes.
No entanto a diversidade alimentícia, conhecida como o prato colorido, proporciona uma vida saudável e pode até prevenir doenças. Desde tempos remotos o homem utiliza frutas, legumes, ervas, água e argila para curar seus males. Mesmo que atualmente exista a tecnologia médica e ela mostra-se capaz de realizações espetaculares, muitas pessoas continuam adeptas da medicina natural por divisarem nela o meio ideal para recuperar a saúde e manter o equilíbrio orgânico do organismo.
  • · Carboidratos: Os carboidratos são compostos orgânicos que consistem de carbono, hidrogênio e oxigênio. Pode ser representado da seguinte formas: Cn H2n On. Variam de açúcares simples contendo de 3 a 7 carbonos até polímeros muito complexos. São os chamados energéticos, pois a maioria da energia consumida pelo organismo para realizar as tarefas do dia a dia como trabalhar, dirigir, conversar, etc, vem dos carboidratos, porém num exercício físico de longa duração, o nutriente mais utilizado passa a ser a gordura. Eles fornecem 4 calorias para o organismo por grama consumida de carboidratos.São alimentos energéticos, ou seja, fornecem energia para gasto imediato.
  • · Lipídeos: Os lipídeos, mais conhecidos como gorduras, são um grupo de heterogêneos de compostos que incluem os óleos e gorduras normais, ceras e componentes correlatos encontrados em alimentos e corpo humano. Eles têm as propriedades de serem: 1. insolúveis em água; 2. solúveis em solventes orgânicos (éter, clorofórmio) e 3. capacidade de ser usado por organismos vivos·
  • Proteínas: As proteínas são de tipos diferentes e são codificadas através de um segmento de nosso DNA, portanto envolve também o RNA e um gene específico. Elas são biomoléculas versáteis quanto às suas funções. A maioria das proteínas do organismo participam de reações que ocorrem nas células. As proteínas são formadas por um conjunto de 20 tipos diferentes de aminoácidos (Aas), isto não quer dizer que serão encontrados na mesma quantidade em uma cadeia polipeptídica, eles podem aparecer uma única vez ou não aparecer em certa cadeia. ubstâncias inorgânicas necessárias ao corpo humano. Estão presentes nos tecidos corporais em pequenas quantidades. Aproximadamente quatro por cento do peso do nosso corpo são representados pelos minerais. Na natureza, eles são encontrados nos solos e nas águas dos rios, lagos e oceanos. Estão presentes principalmente nos vegetais, cereais e alimentos de origem animal. Sua concentração é maior nos alimentos integrais. Atuam no de várias formas no organismo dependendo de sua função principal. Alguns participam de forma direta ou indireta na formação dos ossos e dentes, outros mantém o equilíbrio de líquidos e substâncias do corpo, controlam os batimentos cardíacos e impulsos nervosos, alguns promovem o funcionamento adequado de muitos sistemas do corpo além de auxiliarem as vitaminas e enzimas na realização de processos metabólicos, são alimentos Construtores.
  • Minerais: Minerais são substâncias inorgânicas necessárias ao corpo humano. Estão presentes nos tecidos corporais em pequenas quantidades. Aproximadamente quatro por cento do peso do nosso corpo são representados pelos minerais. Na natureza, eles são encontrados nos solos e nas águas dos rios, lagos e oceanos. Estão presentes principalmente nos vegetais, cereais e alimentos de origem animal. Sua concentração é maior nos alimentos integrais. Atuam no de várias formas no organismo dependendo de sua função principal. Alguns participam de forma direta ou indireta na formação dos ossos e dentes, outros mantém o equilíbrio de líquidos e substâncias do corpo, controlam os batimentos cardíacos e impulsos nervosos, alguns promovem o funcionamento adequado de muitos sistemas do corpo além de auxiliarem as vitaminas e enzimas na realização de processos metabólicos
  • · Vitaminas: As vitaminas são compostos orgânicos da mais alta importância, necessárias ao crescimento, à reparação dos tecidos, ao funcionamento orgânico. Essenciais pra reações metabólicas específicas no meio celular e vitais para o funcionamento dos órgãos e crescimento (Vanucchi, 1998). São um grupo de nutrientes orgânicos que promovem o bem-estar físico e mental. Devem ser ingeridas diariamente (em quantidades adequadas), através da dieta, pois não são produzidas pelo nosso organismo. Essas substâncias não produzem caloria.
  • · Fibras: São alimentos que o corpo não pode digerir, mas que o ajudam a livrar-se dos produtos indesejáveis. As fibras são parte das plantas comestíveis que os seres humanos não podem aproveitar. Os alimentos que contém mais fibras são as frutas, verduras, pão integral, arroz integral, grãos e legumes. A fibra absorve água quando passa pelo sistema digestivo, e isso permite que os resíduos sólidos da digestão sejam moles e viscosos.

Peróxido de Hidrogênio ~> utilizações


O peróxido de Hidrogênio ou água oxigenada, foi desenvolvida aproximadamente em meados da década de 20. Ela tem um alto poder de desinfecção, e foi criada com o objetivo de eliminar infecções e gangrena dos soldados em meio a guerras, era um produto barato, prático e fácil de transportar. Já foi provado que ela tem uma grande utilização doméstica:
* O produto, diluído em agua pode ser utilizado em bochechos, eliminando todos os germes bucais e branqueando os dentes;
* Escovas de dente mergulhadas em solução de agua oxigenada deixam-as livres de germes;
* Se forem colocadas em flanelas, pode ser utilizada como desinfectante de cozinha ou banheiro;
* Utensílios de cozinha como tábuas de carne, podem ser limpos com aguá oxigenada, que mata todos os germes, bactérias e até salmonelas presentes nas carnes cruas, e depois enxaguados com agua corrente;
* Se utilizada nos pés, podem impedir a proliferação de fungos e bactérias causadoras de micose e até o mau odor;
* Utilizada em ferimentos, várias vezes ao dia, impedem infecções e ajudam na cicatrização.
* Se misturada com agua pura, podem ser colocadas no nariz, em caso de resfriados ou sinusite, (após colocar deve-se assoar o nariz) mata os microorganismos nocivos;
* Pode ser utilizada no banho, com a função de manter a pele saudável, livre de fungos e bactérias q causam micoses e outras doenças da pele;
* Roupas que precisam ser desinfectadas, podem ser deixadas de molho em solução de água oxigenada, e após serem lavadas normalmente.
O uso desse produto para essas várias situações, não é tão comum porque muitas vezes não vale a pena a indicação de produtos baratos e simples, se existem outros produtos mais desenvolvidos pra isso. Mas mesmo sem nosso conhecimento, a água oxigenada é muito útil para nossa vida doméstica principalmente, e também é muito eficaz. Lembrando que ela não deve ser ingerida
Fonte: Adaptação do Slide de Mon Ville Alimentação Ltda

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Funcionamento do cérebro e técnicas de memorização


O cérebro é dividido em alguns lobos: Frontal, Parietal, Occipital e Temporal, devem- se pela localização dessas massas encefálicas.Cada uma dessas regiões possui uma "fórmula" para memorização.
O lobo occipital, é um dos mais difíceis de guardar informação, porém quando informações são guardadas nele é impossível de esquecer, pois neurônios são ligados por impulsos nervosos, essas ligações de neurônios que permitem a memorização, digamos que é a memória do andar de bicicleta.
O lobo Temporal é o mais fácil de memorizar, e também é o mais fácil de apagar as informações "escritas" nele. Digamos que é a memória que usamos muito antes de provas, lembradas somente no dia, e após algum tempo são totalmente ou parcialmente esquecidas.
Os lobos parietal e frontal, são os mais estranhos de memorizar, pois ainda não foi descoberto uma lógica para a ligação dos neurônios, pois correntes de neurônios são quebradas para que novas correntes sejam formadas mudando o fluxo dos impulsos nervosos, a maneira de como isso ocorre ainda não foi totalmente descoberto, mas foi descoberto que a nossa memória do lobo temporal pode abrir portas para o lobo parietal e frontal, permitindo a mudança do fluxo de neurônios e consequentemente a memorização.Isso ocorre quando passamos algum tempo "meditando" sobre algo que estudamos anteriormente, a partir do momento que o cérebro se sente cansado e sentimos sono, é importante que haja um descanso, para que a memoria do lobo temporal que antes estava cheia, se esvazie com esse período de descanso. Se essas portas forem abertas, as informações mais lembradas na memória temporal, serão escritas na memoria frontal e parietal. Lembrando que essa memória é a maior que possuímos e jamais é esquecida.
Foi Provado que não utilizamos nem 20% da capacidade dessa memória.
**Bons estudos e aproveitem bastante essas técnicas....
Dicas:
*Aula dada é aula estudada no dia, se você estuda logo após que chega da aula, as chances de abrir portas no lobo temporal para transferir as informações para o lobo parietal e lobo frontal são bem maiores.