O cérebro é dividido em alguns lobos: Frontal, Parietal, Occipital e Temporal, devem- se pela localização dessas massas encefálicas.Cada uma dessas regiões possui uma "fórmula" para memorização.
O lobo occipital, é um dos mais difíceis de guardar informação, porém quando informações são guardadas nele é impossível de esquecer, pois neurônios são ligados por impulsos nervosos, essas ligações de neurônios que permitem a memorização, digamos que é a memória do andar de bicicleta.
O lobo Temporal é o mais fácil de memorizar, e também é o mais fácil de apagar as informações "escritas" nele. Digamos que é a memória que usamos muito antes de provas, lembradas somente no dia, e após algum tempo são totalmente ou parcialmente esquecidas.
Os lobos parietal e frontal, são os mais estranhos de memorizar, pois ainda não foi descoberto uma lógica para a ligação dos neurônios, pois correntes de neurônios são quebradas para que novas correntes sejam formadas mudando o fluxo dos impulsos nervosos, a maneira de como isso ocorre ainda não foi totalmente descoberto, mas foi descoberto que a nossa memória do lobo temporal pode abrir portas para o lobo parietal e frontal, permitindo a mudança do fluxo de neurônios e consequentemente a memorização.Isso ocorre quando passamos algum tempo "meditando" sobre algo que estudamos anteriormente, a partir do momento que o cérebro se sente cansado e sentimos sono, é importante que haja um descanso, para que a memoria do lobo temporal que antes estava cheia, se esvazie com esse período de descanso. Se essas portas forem abertas, as informações mais lembradas na memória temporal, serão escritas na memoria frontal e parietal. Lembrando que essa memória é a maior que possuímos e jamais é esquecida.
Foi Provado que não utilizamos nem 20% da capacidade dessa memória.
**Bons estudos e aproveitem bastante essas técnicas....
Dicas:
*Aula dada é aula estudada no dia, se você estuda logo após que chega da aula, as chances de abrir portas no lobo temporal para transferir as informações para o lobo parietal e lobo frontal são bem maiores.
Um comentário:
Nossa Camila bom post, e vai me ajudar bastante nas aulas de Neurofisiologia... valeu... bjusss
Postar um comentário