Boa tarde queridos leitores (as) perdoem me pela minha loonga ausência, passei por anos corridos na faculdade, nunca tinha tempo para dedicação ao blog, mas agora depois de formada me dedicarei mais a esse pequeno espaço que embora haja poucas visitas, estas são de pessoas que gostaram do meu estilo de escrita e das coisas que também me deixam curiosa :)
Bom, começarei por uma curiosidade interessantíssima ao meu ponto de vista. Juro que não sabia dessa informação, e gostei demais de saber!!!
Bom, começarei por uma curiosidade interessantíssima ao meu ponto de vista. Juro que não sabia dessa informação, e gostei demais de saber!!!
A questão é... De onde vem o leite? Quantos de nós quando ainda crianças ficávamos imaginando como poderia a graminha que a vaquinha come virar o leite não é mesmo?
Começaremos pela grama:
A grama é um vegetal, e os vegetais (na maioria deles) possuem celulose, essa substânica é um açúcar (polissacarídeo) e fica no interior das folhas. Quando o animal consome a grama, ele a mastiga pouco o alimento e este será armazenado em um segundo estômago presente no animal conhecido como rúmen.
No interior do rúmen existem inúmeras bactérias denominadas simbiontes que consumirão a celulose e produzirão aminoácidos como produto desse metabolismo. A junção desses aminoácidos originarão proteínas, as presentes no leite.
Também achei o máximo saber que a grosso modo o leite que consumimos é produto do metabolismo bacteriano.
Fonte:http://www.ifgoiano.edu.br/ipora/images/stories/coordenacao/Eduardo/Processo_digestivo_na_vaca_de_leite.pdf
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biomonera2.php