quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ortorexia... O que é?

Ortorexia é o termo utilizado para uma nova doença que surgiu a alguns anos, possivelmente existem vários pesquisadores tentando buscar respostas sobre o novo assunto. Este termo se deriva do grego orthós que significa correto e oréxis que significa apetite. Ouviu-se falar dela pela primeira vez em 1997 no livro Health food junkies de Steven Bratman. Ainda não foi considerado um distúrbio psicológico, por enquanto estão lidando com uma espécie de "Neurose" por comida saudável.
A princípio a Ortorexia parece ser inofensiva, mas com o tempo ela pode se tornar uma grande vilã. Os indivíduos acometidos por essa patologia são extremamente radicais quanto à alimentação, conseguem ser extremamente chatos com a procedência dos alimentos, tipo de conservação, consumem apenas legumes e verduras orgânicos, todos esses princípios de maneira nenhuma estão incorretos, mas no caso dos ortoréxicos esses princípios são aplicados com exagero.
Em alguns casos de indivíduos extremamente rígidos pode-se perceber a carência de alguns nutrientes importantes para o organismo. Com absoluta certeza foi inevitável: hipovitaminose (deficiência de vitaminas), deficiência de cálcio (podendo acarretar doenças ósseas), anemia entre outros. Assim como pode ocorrer ao contrário, em casos que os indivíduos venham a consumir excesso de vitaminas, muita água (exemplo que podem ilustrar um desequilíbrio dos íons importantes no organismo).
De alguma certa forma, os ortoréxicos buscam uma maneira de retardar o envelhecimento, manter o corpo saudável, evitar alimentos com conservantes artificiais afim de não se intoxicarem com tais elementos. Ao invés de diminuírem na alimentação o que é considerado menos saudável, eles simplesmente excluem do cardápio. O que torna a dieta bem rígida e com opções muitas vezes bastante escassa. Esses indivíduos devem fazer acompanhamento com um psicologo, em alguns casos com um psiquiatra, para que essa neurose seja abolida do dia-a-dia deles. Lembrando, que é muito importante manter uma alimentação saudável, mas como diz o ditado "tudo o que é demais faz mal." Portanto nutrientes em excesso ou em falta, acarretarão distúrbios do metabolismo sem dúvida.
Você pensa demais em sua alimentação diariamente? tenta substituir tudo que não é considerado tão saudável? analisa sistematicamente os conservantes e agrotóxicos dos alimentos que você consome? Não se dá o luxo de comer aquele bolo quando se está com vontade devido o excesso de gordura trans que pode ter? Cuidado, você pode estar se tornando um ortoréxico.



fonte:revista época 27/07/2009 exemplar nº584, p68 a 73.